Como Aprender A Escutar É Extremamente Importante

Como Aprender A Escutar É Extremamente Importante

Olá! Como vai? Neste artigo vamos conversar sobre a arte de saber ouvir e como aprender a escutar é extremamente importante.

Em mais uma manhã de sol maravilhoso, onde podemos observar a Natureza, agradecer por mais um dia, ouvir o balançar das arvores ao som do vento, e o cantar dos pássaros.

Vamos começar por definir as palavras ouvir e escutar:

  • Ouvir: É receber o som, naturalmente, é o ato da audição, praticamente automático, a percepção sonora.
  • Escutar: Consiste em se esforçar, se concentrar, tentar compreender e se sentir no lugar de quem está falando, sem interrompe-lo.

Portanto, ouvir é fácil, basta ter boa audição, agora, como citado no início do artigo, a arte de saber ouvir, ou seja, saber escutar já não é para todo mundo.

Farei uma analise por semelhança, a maioria das pessoas sabem ler, correto, mas, esquecem o que aprenderam na escola e digo isso porque é o que acontece com a maioria.

Na escola, todos tiveram a oportunidade de aprender a interpretar um texto, mas o que aconteceu é que na escola você deve aprender.

E não apenas decorar para tirar a nota para passar de ano.

Aí, deu no que temos hoje, jovens que não passam em vestibulares, ou concursos, por não saberem interpretar um simples enunciado das questões.

A mesma coisa acontece com o ouvir e escutar, todo mundo ouve, mas ninguém quer ter o mínimo trabalho de escutar.

Compreender, sentir, interpretar o que está ouvindo.

Como saber escutar e saber quando falar

Para que você possa escutar, é preciso ouvir primeiro, já que entendeu a diferença entre ouvir e escutar, poderemos melhorar nossa comunicação.

Talvez o que dificulte o processo de escutar de cada um, esteja em nosso inconsciente, ou seja, sou mais descolado do que a pessoa que está falando.

Muitas vezes, não deixamos o outro terminar de falar para acrescentar alguma coisa que achamos ser de maior importância.

Parece que nos falta paciência e mais interesse em entender a pessoa que está falando.

Ao criar o hábito de escutar, você aprende a conhecer outras realidades que não as suas, outras emoções, a entender melhor as pessoas.

E certamente, com isso, você encontrará sempre uma forma de ajudar os outros.

Escutar requer o mínimo de silêncio, sem intervenções, ao mesmo tempo o silêncio fala por si só.

Segue abaixo o podcast deste artigo para você ouvir quando e a hora que quiser:

Indica à pessoa que fala que você está ao seu lado, pronto para escutar, que ele pode contar com a sua atenção, seja qual for o assunto.

O silêncio tem um poder extraordinário, uma pessoa calada pode se passar por muito inteligente.

Dizem que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, a todos que quiserem pesquisar o que significa semelhança, significa parecido com o original, portanto, não é igual.

Deus, matematicamente nos dividiu na anatomia, nos fez com dois ouvidos e apenas uma boca.

Na sua perfeição, nos fez proporcionais, para que pudéssemos escutar mais e falar menos.

Escutar exige de você, compreensão e para isso é necessário consideração pelo outro.

Se você pensar em escutar e compreender e não simplesmente retrucar, começa aí então a se comunicar e nasce um novo relacionamento.

Então, as chances para que você possa falar aparecem espontaneamente, seja qual for o assunto.

Como saber escutar no ambiente de trabalho

O hábito de escutar requer paciência, compreensão, tolerância com o outro e também respeitar opiniões contrárias.

Isto deve ser aplicado em todos os setores, certamente, no ambiente de trabalho, onde passamos boa parte do nosso dia.

No meio corporativo, o colaborador que sabe escutar é bem valorizado, isto contribui para que consiga também se expressar melhor.

O equilíbrio entre escutar bem e se expressar bem é a combinação ideal de sucesso profissional.

No trabalho há o encontro de mentes diversas, mundos diferentes convivem no mesmo local.

O respeito deve ser mútuo no convívio diário, em reuniões de trabalho, o ideal é evitar contradizer as ideias dos outros.

Não precisa concordar com tudo, escute atentamente e respeite a opinião alheia.

Jamais deixe a reunião caminhar para o lado pessoal, tente entender o ponto de vista do outro, sinta o que ele realmente expressou e só então, faça questionamentos sem ser arrogante.

Lembre-se, ao escutar atentamente o outro, só assim, você saberá exatamente o que dizer.

Ao dedicar toda a atenção ao outro, você ganha sua confiança e simpatia, estabelecendo um ótimo relacionamento.

Até quando você não é tão popular no trabalho, saber escutar, dando ao outro a chance para se expressar, pode ser a solução para mudar está situação.

Em relação a clientes, você pode ao escuta-lo com atenção, transforma-lo de cliente irritado, aborrecido num cliente completamente satisfeito.

Ao aprender a escutar, você adquire informações suficientes para aprender o que foi falado, e fazer exatamente o que foi transmitido.

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Quando você escuta atentamente o outro, ele se sentirá bem, se sentirá encorajado a conversar, o que cria um ambiente de trabalho extremamente agradável e tranquilo.

Qual a importância de saber escutar

Quando escutamos o outro, estamos nos comunicando também, passando muitas coisas ao nosso interlocutor.

Além de atenção, compreensão, interesse e respeito, o outro sente que está falando com a pessoa certa, que você tem total interesse no assunto.

Criando assim um relacionamento importante, no seu ambiente de trabalho ou na sua vida pessoal.

Saber escutar é fundamental, você só ganha com isso, certamente, a recíproca se torna verdadeira, por saber escutar, você passa a ser mais sociável, empático, ganhando a confiança de todos.

Saiba o que você está transmitindo quando está atentamente escutando:

  • Você está focado no assunto, presente, atento
  • Ao escutar, você dará retornos adequados ao interlocutor
  • A outra pessoa se sente importante por você a escutar
  • Ela sente que está falando com a pessoa certa
  • Você não estará sendo precipitado
  • Saberá que sempre pode contar com você para opiniões diversas
  • Todo este procedimento será recíproco em outra oportunidade

Conclusão:

Aprender a escutar é se colocar no lugar da pessoa que está falando com você, ao escutar o seu interlocutor, compreenda o sentido do assunto, mesmo que não concorde.

Escutar é uma habilidade, um hábito que deve ser praticado sempre, a repetição leva a assertividade.

Todos nós esperamos que o outro nos escute e não apenas nos ouça, para que possamos nos fazer entender.

Com o hábito de escutar você assimila mais informações, ou seja, adquire mais conhecimento, diversifica suas opiniões sobre vários assuntos.

Aprende a respeitar a opinião alheia, seus princípios, sua diversidade, suas convicções.

Com isso, se torna uma pessoa mais empática, mais tolerante, mais cativante, mais paciente, mais inteligente, mais confiante.

Bom, parece fácil aprender a escutar, mas não é, ao aprender a escutar e praticar este hábito diariamente, você se comunicará melhor com seus familiares, seu parceiro (a), sua chefia, seus colaboradores e clientes.

Passará a ter mais controle sobre si mesma, se autoconhecendo, aumentando o Equilíbrio entre suas emoções, suas atitudes, suas ações.

Você será uma outra pessoa, só que bem melhor.

E, ficamos por aqui, pessoal.

E se você gostou deste nosso artigo, sobre como aprender a escutar é extremamente importante, visite o nosso site, lá tem muito mais e confira.

Vamos à frase do dia:

“Ficar em silêncio não significa não falar, mas abrir os ouvidos para escutar tudo que está a nossa volta.”

Paulo Coelho

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E até breve.

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