Qual o Valor da Paciência na Sua Vida?
Olá! Como vai? Tudo bem?
Hoje vou abordar um assunto de extrema importância no nosso mundo contemporâneo. Você tem que saber o valor da Paciência em sua vida.
Conhecida como uma das 7 Virtudes Sagradas, deve ser praticada, exercitada ao longo de nossas vidas, certamente para que possamos com o passar do tempo atingir um nível altíssimo desta virtude, que só nos trará benefícios.
Como conseguir aumentar esta Paciência em nossa vida? Como manter um controle emocional, sem perder a calma, ser equilibrado nas ações?
Os mais velhos sempre nos falaram: “Conte até 1.000 antes de tomar uma atitude, em outras palavras para que não cometa algum erro e venha a se arrepender”. Isto nada mais é do que exercitar a sua Paciência.
A pessoa Paciente é mais educada, humanizada, calma e tolerante na maioria das situações. Exercitar a Paciência sempre nos é pedido, a todo momento:
- No trânsito;
- Na fila do banco;
- No casamento;
- No namoro;
- Nos estudos;
- No trabalho.
A Paciência nos mantém mais tranquilos, calmos, com capacidade suficiente para observar e analisar os fatos.
1. Ao dirigir o seu veículo, pelos congestionamentos de qualquer cidade de médio porte de nosso país, ou de qualquer país, você automaticamente é obrigado a exercitar a sua Paciência ou certamente, ficará irritado com o tempo perdido no trânsito.
2. Da mesma forma, a espera em uma fila de banco requer o mesmo exercício. No casamento e no namoro, se não houver Paciência entre os pares, logo será findada a união.
3. Nos estudos, você não consegue gostar de todas as matérias, de todos os professores. Então, terá que ter Paciência para que consiga assimilar tudo que for passado em aula, independente da matéria e do professor.
4. No trabalho, você percebe que nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, certamente, você também não.
5. A jornada na empresa depende de muita Paciência, para suportar os companheiros conhecidos como “Puxa” do chefe,em outras palavras “Vampiros” que só sugam seu sangue (aqueles que não fazem nada, mas na hora do trabalho feito, passam para chefia que foi feito em “Equipe”).
Além disso, você pode ter um superior hierárquico, que não pode deixar que você seja visto como um funcionário com potencial para promoção. Têm os invejosos por natureza e por aí vai. Haja Paciência!
Os Dons da Paciência
“Se alguma coisa que dá soberania à alma, é a Paciência. Qual era o segredo dos mestres que realizaram grandes coisas, inspiraram muitas pessoas e ajudaram muitas almas?
O segredo deles era a Paciência.”
Resumindo, como vimos até agora, para obtermos a tão sonhada Paciência, teremos que nos habituar a exercitá-la, sim pois, ela é um Hábito, portanto, temos que continuamente nos policiar quanto ao fato de praticar tal Hábito.
Ao cultivar o Hábito da Paciência, nós passamos a reclamar, resmungar e aborrecer menos as pessoas, por outro lado, nos tornamos mais confiáveis, sociáveis aos olhos dos outros.
Com ela, nos controlamos, evitando assim decisões movidas pelo calor da emoção.
Muitas vezes, verificamos algumas pessoas que realmente tem a chamada “Paciência de Jó”.
“Livro Bíblico de Jó, aqui resumido sobre uma pessoa(Jó) de origem rica, com muitas posses, terras, gados, mas fiel à Deus.
Numa contenda entre Deus e Satanás, o mesmo pede que tire tudo de Jó, riqueza, saúde, família, amizades e certamente ele não seria mais fiel à Deus.
Assim foi feito, e Jó ficou pobre, sem família, com lepra, sem amizades e continuou fiel e foi recompensado por Deus com o dobro de tudo que tinha antes da contenda.”
E notamos que geralmente, as pessoas que tem muita Paciência, certamente são pessoas de mais idade, que ao transcorrer dos anos foram através do Hábito da Paciência, aperfeiçoando-a.
Em outras palavras, teremos que aprender a nos controlar emocionalmente, nos mantermos calmos, serenos, para que consigamos usufruir dos benefícios da Paciência o quanto antes.
Além disso, seremos mais justos em nossas decisões, mais educados e socialmente mais confiáveis.
A Paciência é transformadora, ela altera completamente sua visão do mundo atual, portanto, ao se habituar a exercitar e aumentá-la você se sentirá bem melhor, mais concentrado, focado, confiante.
Ao se deparar com situações adversas tente se controlar, tente manter a calma, respire fundo, controle a ansiedade, reflita, além disso conte até 1.000.
Depois de tudo isso se você conseguir enfrentar a situação com serenidade, é sinal que você teve Paciência suficiente.
Relatos da Vida
Aconteceu que, no curso de Mecânica de Motocicleta, o Professor nos apresentou um Câmbio de uma Moto (conjunto de engrenagens que forma a caixa de marchas).
Estava montado dentro do motor parcialmente aberto para que tirássemos o mesmo do motor, desmontássemos, o montássemos e novamente o colocássemos no motor, resumindo, só que tudo isso em apenas 5 minutos.
Antes de passar para os alunos, o Professor fez esta operação em pouco menos de 1 minuto. Alguns alunos, ao tentar fazer o mesmo, no entanto, verificaram a dificuldade de se alcançar o objetivo em 5 minutos.
Nossa classe tinha poucos alunos e um jovem de menos de 18 anos se habilitou a fazer a operação. Foi quando, pasmem, ele agindo devagar, calmamente, conseguiu em menor tempo que o Professor.
Hoje eu sei, que o jovem teve controle emocional, calma, serenidade, para ignorar o tempo (5 minutos) e tranquilamente concretizar a operação, resumindo ele teve Paciência.
O Professor parabenizou o jovem e nos informou, que para o trabalho de Mecânico, você tem que ter Paciência, calma, foco e não pode fazer as coisas rapidamente, correndo o risco de fazer mal feito, errado, consequentemente podendo até vir a causar um acidente decorrente de um erro seu na montagem.
Minha querida esposa, ao alcançar na empresa onde trabalhava, um cargo de Fiscal e Tesoureira de uma grande rede de supermercados, me disse que no final do dia era uma correria para fazer o fechamento dos caixas.
Tinha que somar várias vezes, toda vez dava um resultado diferente, isto atrapalhava seus planos, para poder ir para casa, já que também não receberia por horas extras.
Então, disse a ela: Amor da minha vida, ao fazer a somatória você deve fazê-la devagar, com muita atenção, para não errar, e assim só duas vezes seria o necessário.
Portanto, ao somar apenas duas vezes, mas com calma, Paciência, certamente haveria menos chance de erro e menor tempo para finalizar o trabalho.
Disse a ela: Lembre-se Devagar, também é Rápido.
Em conclusão, já falamos o quanto a Paciência é benéfica para a nossa vida, então, mais importante é que você tem agora uma pequena noção do Valor da Paciência em sua Vida.
Eu confesso que, tento aumentar a cada dia minha Paciência, que realmente não é tão fácil assim, mas sei que se não tentar, não conseguirei e nos dias de hoje, nesta correria desenfreada que é a nossa vida, toda Paciência é bem-vinda.
O Valor da Paciência na Sua Vida, é de extrema importância, é um ganho substancial na qualidade de vida.
E você, vai tentar, ou prefere ficar irritado, estressado, nervoso.
Vamos lá!
Até mais!
Ah! Não esqueça de deixar a sua opinião, ela é muito importante para nós e volte sempre.
Segue abaixo o podcast deste artigo, para que você possa ouvir onde quiser e a hora que quiser.
Sobre o Autor
2 Comentários
[…] conhecido como “Devagar, também é Rápido” […]
[…] Parece que nos falta paciência e mais interesse em entender a pessoa que está falando. […]