Qual a importância da família nos dias de hoje?
Olá! Como vai? Como dia 15/05 foi o dia Internacional da Família, hoje vou passar algumas palavras sobre definição e qual a importância da família nos dias de hoje?
Em primeiro lugar, vamos a definição, família é o conjunto de pessoas unidas, relacionadas por criação, por genética.
Por exemplo: pai, mãe, filhos, avôs, tios, entre outros.
Já a palavra vem do Latim família, que vem de famulus, que é a reunião das propriedades de alguém, incluindo escravos.
Especificamos acima a família, geneticamente definida, mas família vai muito mais além do que isto.
A família é uma instituição muito antiga, talvez a mais antiga da sociedade, outras instituições apareceram ao longo do tempo.
Já a muito tempo, a família tem um significado que vai muito além da genética.
Muitas delas se formaram e se tornaram grandes organizações, comerciais e também políticas.
Qual os tipos de família e sua importância através dos tempos?
Em épocas passadas, em muitas partes do planeta, existiam os chamados “Clãs”, em outros pontos do mundo, as “Dinastias”.
Temos também que citar a “máfia”, que é considerada uma família, chefiada pelo mais velho e, portanto, o mais experiente.
Neste tipo de família, são integrantes tanto parentes de sangue como outras pessoas sem laço sanguíneo, onde o objetivo é a união e proteção de todos.
Ainda, falando deste tipo de família, os integrantes são escolhidos e devem se adaptar, o que não se identificar com a família, não fará parte da mesma.
O que fica claro entre os tipos de famílias, e que não fica sujeito a relação genética, ou qualquer outra característica, é que deve ser consenso entre os familiares, a compreensão, o respeito e principalmente a união.
Na atualidade, existem famílias em que o convívio é sob total união, compreensão, respeito e proteção.
Ou seja, a união é muito importante e seguem princípios básicos de moral e ética.
Outras famílias podem ser conservadoras, tradicionais, que se importam mais por padrões externos, comprometidas com o que o mundo vai pensar delas.
E, certamente, ainda temos, uma grande parcela de famílias que são desconjuntadas, desmazeladas.
Onde impera a falta de tudo que já mencionamos anteriormente, nem mesmo afeto é compartilhado entre eles.
Segue abaixo o podcast deste artigo para você ouvir quando e a hora que quiser:
Qual a família ideal e como são as famílias de hoje?
A família, para que possa ser comparada a família ideal, precisa ter como objetivo algumas qualidades.
Como ser flexível perante as adversidades, manter a ética, pautar as orientações na prática e na teoria.
A assídua presença principalmente na época das transformações, onde ocorrem a formação da personalidade.
Tudo isso, e mais algumas coisas, mas para começar já seria o suficiente.
No entanto, nos dias de hoje, as famílias são limitadas, preocupadas apenas como o sustento material.
Em outras palavras, voltamos ao velho assunto, de que meus filhos terão o que eu não tive, ou, se apanhei, a meus filhos não levantarei a mão.
E, aí quando aparecem os problemas, dizem aos filhos “o que é que eu fiz de errado, te dei de tudo, te criei e é isso que você faz?”
Não esqueçam também, que criar é obrigação de pai e mãe.
Esquecem, que tudo que os filhos pediam, davam sem contestação, para que nada lhes faltassem.
No entanto, quando voltavam da escola, não perguntavam como foi seu dia? O que aprendeu hoje?
Eu posso não ser um grande exemplo de filho, mas, antigamente, você voltava da escola, minha mãe olhava até o material da escola, para ver se não tinha nada que não fosse nosso no meio das nossas coisas.
E se você queria ir brincar, e tem lição de casa, se tem, só vai brincar depois de terminar a lição.
A relevância na educação dos filhos pela família
Hoje, os pais, pelo menos acho que a maioria, quando o filho está em casa, se estiver no celular, deixa ele lá, pelo menos não está me atrapalhando.
Pois é, meu querido e minha querida, hoje ele não está atrapalhando, mas e amanhã, quando você não regrou o seu filho, não impôs limites a ele, deixou ele fazer o que quer, até comer o que quer, como vai ser?
Quando você faz tudo o que o seu filho quer, talvez ele fique satisfeito agora, momentaneamente.
E-book Gratuito Como Alcançar Equilíbrio Emocional
Mas lá na frente, faltará estrutura na personalidade dele para absorver os problemas da vida, as frustrações, os fracassos.
E, se hoje, para tudo que o seu filho pede, você diz sim, amanhã ele não saberá o que fazer quando ouvir um “Não” da sociedade, ou até de você.
É exatamente, o que vemos acontecendo atualmente, crianças e jovens sem educação, sem respeito, nem mesmo com os pais, com os mais velhos ou com o próximo.
Muitas vezes, o que o seu filho realmente precisa é de atenção dos pais, perceberá que pela atenção dada a ele, que seus pais se importam com ele.
Ao ser repreendido, os filhos notam que seus pais querem saber o que ele faz, ele percebe a sua importância na família.
Ocorre, que quando você o deixa largado sem determinar limites, por exemplo, no celular, ele passa a achar que pode tudo.
Qual a visão do futuro você terá desta família?
Posteriormente, num futuro próximo, não aguentará qualquer tipo de rejeição, seja na vida pessoal, profissional ou amorosa.
A família é a base para a formação de qualquer pessoa, é o pilar de sustentação para o mundo que o seu filho irá enfrentar.
Na família seu filho aprenderá a interagir, repartir, ter disciplina, compromisso, paciência, confiança e até enfrentar problemas.
A formação do seu filho exige pela família muita atenção, muito cuidado e muita dedicação.
O que mais falta hoje em dia no seio das famílias é o diálogo, com a dinâmica da vida atual, seus filhos ficam à disposição das informações que podem adquirir fora da família.
Em outras palavras, à disposição das informações, ou vindas da rua, ou vindas virtualmente, e olha que virtualmente a gama de informações é enorme.
E como estão em fase de transformação, estão sujeitos a serem iludidos, seduzidos pelo excesso de informações, muitas vezes de procedência duvidosa.
Não podemos esquecer que a bola da vez na sociedade é “Liberdade”, o jovem aprende lá fora o que não foi ensinado a ele em casa, na família.
Lá fora, “liberdade” é poder fazer tudo o que quiser, mas não é explicado que vivemos em uma sociedade, significa que existem regras, leis, obrigações, deveres.
Vivemos em sociedade, com Direitos, Deveres e Obrigações, estabelecidas em lei, mas a mesma sociedade perdeu o controle da situação.
Parece que, principalmente a juventude, esqueceu dos Deveres e Obrigações e só querem saber dos direitos.
Mas o que é uma Sociedade senão o agrupamento de famílias, coordenadas por meio de leis, ou seja, a Constituição.
A que conclusão chegamos sobre a importância da família?
Então, se é no seio da família que se deve aprender os bons princípios, bons hábitos, como a união, o respeito, a lealdade, a honestidade, o amor.
Se a família é que forma a personalidade, o caráter, pode dar segurança, confiança ao seu filho.
Concluindo, se cada família, fizer o seu papel direito, ou seja, fizer a sua parte, estará investindo, infelizmente a longo prazo, para que ocorra uma mudança no painel desta sociedade que temos atualmente.
A situação encontrada hoje em dia é confusa, de causar medo, parece filme de terror, realmente como a situação que passamos agora, parece um vírus que se alastrou, contagiou a todos.
Mesmo assim, acredito, que precisamos tomar as rédeas desta situação, não podemos desistir, não podemos fracassar enquanto família.
Temos que ir à luta, como guerreiros, sem entregar os pontos, fincarmos nossas posições, e cada família fazer bem o seu papel, a sua parte na construção de um mundo melhor.
Não esqueça, sempre depende de mim, depende de você, a construção de uma família melhor, uma sociedade melhor, um mundo melhor.
A família molda o cidadão, o cidadão molda a sociedade, a sociedade molda o mundo.
Temos uma grande responsabilidade, se você quer o melhor para sua família e assim o fizer, você estará contribuindo para uma sociedade melhor e consequentemente para um mundo melhor.
E, vamos então, a frase do dia:
“Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo, mas sim a família”.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre qual a importância da família nos dias de hoje? Então, continue em nosso site e veja muito mais.
Ah! E lembre-se de deixar seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
E Até Breve!
Sobre o Autor
0 Comentários