Como você reduz a insegurança para o desenvolvimento?
Você realmente não é o único que às vezes se sente inseguro. É necessário saber como reduzir a insegurança para o desenvolvimento. No entanto, existe um tabu em admitir suas inseguranças. Muitas pessoas não querem se sentir inseguras e certamente não mostram isso para outras pessoas.
O modo como pensamos sobre nós mesmos ou a imagem que nosso ambiente tem sobre nós faz com que nos comportemos de acordo. Uma autoimagem mais positiva, portanto, também influencia a opinião dos outros sobre você.
Entretanto, não enfrentar a sua insegurança limita o seu desenvolvimento pessoal. Assim sendo, você está curioso sobre o que exatamente é a insegurança e como garantir que a autoconfiança cresça? Então, confira o nosso artigo de hoje!
O que é insegurança?
Existem muitas descrições diferentes sobre a insegurança. Mas qual definição se aproxima mais? A insegurança é um estado emocional que as pessoas experimentam quando nos sentimos desconfortáveis ou nervosos porque nos sentimos vulneráveis ou menos que os outros.
Isso cria a ideia de que os outros pensam negativamente sobre nós e há uma falta de senso de segurança. Mencionamos alguns exemplos:
- Dúvida regularmente de si mesmo no sentido de: Duvidar de suas próprias habilidades ou conhecimentos.
- Não tem certeza sobre seu desempenho e possibilidades.
- Se sente inseguro em determinadas situações: Por exemplo, em grupos, durante apresentações ou durante uma reunião de trabalho.
- A insegurança atinge você em novas situações (quando você precisa fazer coisas com as quais não está familiarizado) ou em novos contatos (você precisa abordar pessoas que você não conhece).
- Você se sente inseguro sobre certas decisões que precisa tomar.
- Tem que fazer alguma coisa enquanto os outros estão constantemente observando.
- Você é o centro das atenções.
- É abordado por outras pessoas de uma certa maneira (por exemplo, quando é abordado por outras pessoas de maneira arrogante).
- Você é menosprezado pelos outros.
- Quando está sob pressão ou quando algo depende disso (por exemplo, uma entrevista de emprego).
- Perde o controle da situação.
- Entra em um ambiente em que os outros sempre têm um desempenho melhor do que você.
- Você é sempre tratado negativamente por colegas ou gerência.
- Tem um comportamento desviante em relação aos outros ou quando se sente diferente das outras pessoas (outras normas e valores).
- Você é perfeccionista.
Segue abaixo o podcast deste artigo para você ouvir quando e a hora que quiser:
O que acaba acarretando a insegurança nas pessoas
Assim sendo, enquanto uma pessoa sofre apenas de insegurança em uma determinada situação, outra pessoa sofre constantemente de um sentimento incerto.
A insegurança nem sempre é expressa em características externas, mas é possível. A insegurança é principalmente devido a tiques nervosos, uma voz falsa, um rubor vermelho nas bochechas ou mãos suadas.
Também difere se alguém tem uma visão negativa de si mesma ou se tem medo de que os outros tenham uma visão negativa dela.
Além do sentimento ruim que você tem sobre si mesmo quando está inseguro, isso também pode ter outras consequências. Você pode se tornar socialmente ansioso, preferir certas situações a serem evitadas e, às vezes, a insegurança pode levar à depressão.
Como você reduz a insegurança para o desenvolvimento pessoal?
Dica 1: Reconheça e aceite o sentimento
Perceba que não é estranho sentir a insegurança. Todos na sua área às vezes sofrem com isso, até as pessoas que parecem mais confiantes.
E-book Gratuito Como Alcançar Equilíbrio Emocional
Para mostrar a si mesmo que você não é o único com esses sentimentos, pode perguntar às pessoas do seu ambiente familiar como elas experimentam a insegurança e quando elas têm esse sentimento. Então você realmente ouve que não é o único.
Dica 2: Seja realista
Expectativas muito altas e irreais são o motivo mais comum da insegurança. Essas expectativas, que você provavelmente nunca poderá atender, garantem baixa autoestima e, portanto, insegurança.
Sinta-se à vontade para ajustar suas expectativas para ter certeza de que seus objetivos são alcançáveis. Quando você atingir suas metas definidas, também sentirá melhor suas próprias habilidades. Além disso, não leve as críticas pessoalmente, mas veja-as como um sinal de que você está progredindo.
Dica 3: Saiba que nem todo mundo gosta de você, assim como você não gosta de todo mundo
Listar cinco pessoas que você não gosta provavelmente não será difícil. Há pessoas que você prefere ver como estão. E também é fato que as pessoas mencionam seu nome quando você pede que listem pessoas que não gostam.
Dica 4: Não tente adivinhar o que os outros pensam
Se você tem a capacidade de ler pensamentos, essa dica não se aplica a você. Em qualquer outro caso, minha última dica é parar de tentar adivinhar o que os outros pensam de você.
Todo mundo vê você de uma maneira diferente e mostrará isso de uma maneira diferente. Assim, pode acontecer que a pessoa que reage a você de uma maneira contundente realmente gosta de você e pensa positivamente sobre você.
Mas, devido à falta de habilidades sociais, ele não está mostrando isso da maneira que você gostaria de ver. Com isso, você pode concluir que não pode tentar adivinhar o que os outros pensam de você, a menos que eles digam isso para você.
“Um guerreiro não deve demonstrar insegurança em suas palavras, ainda que casualmente. Ele deve ter certeza do que fala antes mesmo de fazê-lo. Até em assuntos triviais, é possível enxergar o que carrega em seu coração.” Yamamoto Tsunetomo
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre como você reduz a insegurança para o desenvolvimento, então, continue em nosso site e confira muito mais.
Ah! E lembre-se de deixar seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
E Até Breve!
Sobre o Autor
0 Comentários