Como desenvolver a Coragem e vencer na vida?
Olá! Como vai? Como tudo que fazemos na vida tem um início, como seres humanos que somos, apesar de racionais, somos diferentes dos animais, portanto, dependemos de vários fatores para tomarmos uma atitude, tomar uma iniciativa, é sobre isso que falaremos hoje, Como desenvolver a coragem e vencer na vida?
Qual a origem e definição de Coragem
A palavra Coragem vem do latim e significa a capacidade exclusiva dos seres humanos, de praticar o bem, em outras palavras, uma aptidão ou uma inclinação para uma boa ação.
Coragem é tomar atitudes de acordo com seus sentimentos verdadeiros, nada mais é do que fazer o que o seu coração manda.
Todos temos Coragem, no entanto, algumas pessoas tem em grande quantidade, como se pudéssemos quantificar, outras nem tanto.
A natureza nos deu esse dom, mas devido a outros dons, como o medo, ansiedade, temor, entre outros, a Coragem fica lá no cantinho do nosso cérebro, apesar de ser praticamente um instinto primitivo, da mesma forma, como em nossos melhores amigos, os animais.
Consequentemente, devido ao nosso modo de vida atual, a Coragem vai ficando em segundo plano, praticamente no esquecimento.
Mas, é fato que a Coragem separa os Homens dos Meninos, as Mulheres das Meninas, para esclarecer, se você desenvolve e utiliza a sua Coragem, certamente, será um Homem bem mais resolvido, tanto pessoalmente como profissionalmente.
Assim sendo, será também, você uma Mulher mais destacada que outras tanto no pessoal como no profissional.
Resumindo, Coragem é não ter medo de tomar uma atitude, de agir, e acima de tudo, mesmo com medo enfrentar as dificuldades, os obstáculos da vida, não se preocupando com os possíveis erros.
É ter confiança em si mesmo, ou seja, é correr os riscos inerentes aos desafios da vida e superá-los com muita perseverança e resiliência.
Como reconhecer a falta de Coragem em sua vida
Anteriormente, definimos a Coragem, agora vamos relaciona-la a nossa vida, o oposto de Coragem é a Covardia, nada mais é que o medo frente as dificuldades.
No início deste artigo, mencionamos a nossa relação com os animais irracionais, os mesmos, por exemplo, sempre atuam em suas vidas com muita Coragem, claro que devido aos seus instintos primitivos.
Um animal selvagem, sabe que ao sair para se alimentar, corre o risco de virar uma presa, ou seja, virar o alimento de outro animal, mas o instinto e a lei da sobrevivência o faz ter a Coragem de mesmo assim sair em busca de alimento para si e para os de sua família.
Segue abaixo o podcast deste artigo para você ouvir quando e a hora que quiser:
Nas pessoas normais, como nós, a Coragem é derivada de vários fatores, por exemplo, educação, ambiente em que vivemos, crenças que acreditamos, até com pessoas que convivemos e nos influenciam ou influenciaram quando crianças.
Em outras palavras, a Coragem e também seus medos, tem uma grande variedade.
Em primeiro lugar, reconhecer nossos medos, nossos pensamentos negativos, nossa ansiedade e nos conscientizarmos dos mesmos, é um grande passo para criar a Coragem necessária para agir.
Nossa vida é cheia de problemas, obstáculos, degraus a serem vencidos diariamente, certamente, todos temos desafios que muitas vezes nos dão a clara sensação de que não conseguiremos vencê-los.
Ao reconhecermos todos esses receios, tenebrosos e mesmo assim, por isso se chama Coragem, agindo com determinação, foco, confiança, pensamento positivo e equilíbrio emocional, conseguimos a façanha de resolver nossas pendências diárias, uma a uma.
Como encontrar e desenvolver a sua Coragem
Bom, vamos lá, como a Coragem é uma emoção, e a emoção é um princípio básico para agirmos.
Cada pessoa age positivamente ou negativamente, no entanto, dependendo das emoções de cada um, ou seja, de acordo com suas emoções ou sentimentos, será a sua visualização da atitude a ser tomada.
Como sabemos, o Medo, que também é uma emoção, um sentimento, e todos nós temos em maior ou menor grau, deve ser combatido, por exemplo, como se fosse um vírus, mas também deve ser lembrado como se fosse uma bactéria em nosso organismo, daquelas que estão em nós, mas não nos fazem mal.
Em outras palavras, como tudo em nosso organismo, o Medo deve ser controlado, para estar em equilíbrio conosco.
Controlado, ele é benéfico, nos ajuda a sermos cuidadosos, cautelosos em situações de perigo.
Fora do controle, o Medo só nos prejudica, fazendo com que percamos oportunidades diversas na vida pessoal ou profissional, em suma, você acaba procrastinando.
Com o Medo controlado você consegue usá-lo sempre a seu favor, na hora certa, no momento certo.
A Coragem, exige prática, quanto mais você praticar e enfrentar os pensamentos negativos e seus medos, certamente, com mais facilidade conseguirá vencê-los.
E-book Gratuito Como Alcançar Equilíbrio Emocional
Portanto, lembre-se que todos temos problemas na vida, vamos supera-los pelo caminho, em primeiro lugar, comece anotando em um caderno, as dificuldades já solucionadas durante a sua vida.
Através destas pequenas anotações, você começa a ter a consciência da sua capacidade, de que você tem, como todos nós, qualidades e competência para alcançar qualquer objetivo, superando qualquer pedra pelo caminho.
Isto nada mais é que aumentar a sua autoconfiança, e da mesma forma sua autoestima.
O que Fazer para que tenha tudo sob controle
Outro ponto a ser ressaltado, é a tal da Vitimização, que é sempre arrumar uma desculpa para não tomar uma atitude, ou seja, o tal do “eu não nasci para isso”, “não tenho capacidade para tal”, entre outras.
Certamente, digno de pena, em vez de se motivar para superar os problemas, você se procrastina.
Todos, sem exceção, temos limitações, cabe a nós, superá-las, direcionando toda nossa força interior, nosso foco, nossa energia, para ultrapassar nossas limitações, nossas barreiras.
O controle emocional é o que faz a diferença entre os Homens e os Meninos, as Mulheres e as Meninas, portanto, esta habilidade faz que a pessoa supere degrau por degrau na escada da vida, resolvendo todos os seus problemas com muita Coragem.
A confiança, autoestima, dependem muito do que você tem de consciência da sua capacidade de controle emocional.
A capacidade de controle emocional é uma habilidade que você pode aprender , treinar e desenvolver, é um hábito que você pode seguir, repetidamente.
Ao encarar de frente, todos os seus medos, temores, limitações, pensamentos negativos e tentar controla-los, você simplesmente, terá controle emocional, repetindo o que foi exposto neste nosso artigo, sempre, você conseguirá desenvolver a Coragem e vencer na vida.
“Você ganha força, Coragem e confiança através de cada experiência em que você realmente para e encara o medo de frente”.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o “Como desenvolver a Coragem e vencer na vida”, então, continue em nosso site e veja muito mais.
Ah! E lembre-se de deixar seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.
E Até Breve!
Sobre o Autor
2 Comentários
[…] O perdão não é uma questão racional. Sem razão, não é possível, mas é acima de tudo e certamente uma questão de sentimento e uma questão emocional. […]
[…] Basta criar coragem, garra, determinação, perseverança e encarar degrau por degrau. […]